Partiu dos alunos, a ideia de fazer uma aula externa em algum ponto turístico da cidade para interagir os conteúdos de Artes com elementos da natureza. A partir disso, foi proposta a comparação dos elementos visuais, já aprendidos no 1º Bimestre, com a natureza. O objetivo foi de identificar variadas cores, texturas, formas, dentro de um ambiente vivo e real. Tudo relacionado com o meio ambiente por conta da Semana do Meio Ambiente.
O local escolhido pelos alunos foi o Recanto Ecológico Rio da Prata em Jardim - MS. Os alunos em sua maioria observaram não só os elementos visuais, mas também a importância da sustentabilidade para mostrarmos a dedicação com o meio ecológico.
Observaram que no próprio local existe um viveiro de mudas, no qual é resgatada toda a área de preservação que foi desmatada. Existe também a criação de minhocas: o minhocário onde é produzido Húmus para adubar as mudas. Une-se a pastagem com a plantação dessas muda para resgatar o equilíbrio entre as atividades econômicas realizadas na fazenda: a agropecuária e o turismo.
Além disso, possui um trabalho feito com sobras da alimentação e papéis, como o guardanapo e o papel higiênico, que são usados para adubar também. Para isso, é feito um trabalho de decomposição com duração de seis meses e depois todo material que é biodegradável ter sido decomposto é distribuído para adubagem da horta.
Com o exposto, percebe-se que o projeto Arte na Natureza serviu para integrar o conteúdo de sala de aula com uma aula externa, além de propiciar o aumento do conhecimento sobre o meio ambiente e curtiram imagens maravilhosas do belo Recanto Ecológico Rio da Prata, como se vê no vídeo.
Texto e fotos: Professora Mariana Gregorato
Montagem do filme e postagem: Professora Nádia Scheeren - STE - Vespertino