Blog criado com objetivo pedagógico, que se transformou em espaço para evangelização, cultura, mensagens motivacionais, e espaço para compartilhar links interessantes sobre a língua Portuguesa.
quarta-feira, 13 de junho de 2012
terça-feira, 12 de junho de 2012
Segunda e terceira aula
A segunda aula aconteceu no dia 31 de maio, e versou sobre fonema, grafema, sílaba, sílaba tônica e iniciamos as regras de acentuação.
A terceira aula foi no dia 05 de junho e terminamos o assunto sobre acentuação e hífen - dentro das regras do novo acordo ortográfico.
Confira a apresentação do conteúdo clicando aqui.
As atividades dessa aula estão na página 57 a 59 da apostila.
Para visualizar a apostila online clique aqui.
A terceira aula foi no dia 05 de junho e terminamos o assunto sobre acentuação e hífen - dentro das regras do novo acordo ortográfico.
Confira a apresentação do conteúdo clicando aqui.
As atividades dessa aula estão na página 57 a 59 da apostila.
Para visualizar a apostila online clique aqui.
Primeira Aula


O tema da primeira aula foi Adequação Linguística. Para visualizar a apresentação utilizada clique aqui.
Início do Curso de Capacitação
Iniciou em 29 de maio de 2012, o curso de Capacitação em Língua Portuguesa: Gramática e Nova Ortografia.
O curso acontece todas as terças e quintas-feiras a partir das 15h na sala de Capacitação da CGGP e será ministrado por mim, Nádia Scheeren.
Objetivos do curso:
O curso de Língua Portuguesa:
Gramática e Nova Ortografia objetiva:
- diferenciar linguagem
denotativa e conotativa e seus usos;
- estudar a fonética, a fonologia, a morfologia, a sintaxe, da Língua Portuguesa para melhorar a escrita, leitura e interpretação;
- explicitar a importância da coerência e coesão entre as orações dentro de textos;
- ensinar como os recursos estilísticos e figuras de linguagem interferem na interpretação de textos;
- resgatar regras gramaticais ensinadas pela educação básica e que muitas vezes ficam esquecidas pelos usuários da Língua Portuguesa.
Justificativa:
Estudar a gramática da Língua Portuguesa é de suma importância para quem trabalha dentro de uma Instituição de Ensino Superior, local onde se espera que todos os servidores façam uso do padrão formal da Língua Portuguesa. Com o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa assinado pelos países lusófonos essa necessidade ganha mais urgência, porque algumas regras importantes de ortografia sofreram alterações para seguir o principal objetivo do acordo, que é o de unificar a Língua Portuguesa no Brasil e em Portugal. O Acordo vem sendo estudado pelas autoridades dos dois países há algum tempo, em 2004 o Ministro da Educação do Brasil ratificou o acordo, e em 2008 Portugal aprova-o. Após a assinatura dos dois países, houve um período de adaptação entre a antiga e a nova regra ortográfica, e desde o início do ano de 2012 todos os documentos oficiais devem ser redigidos dentro da nova ortografia. Portanto, justifica-se a importância de se oferecer um curso de capacitação que apresente a Gramática da Língua Portuguesa e as novas regras ortográficas aos servidores desta Instituição de Ensino Superior.
Metodologia:
O curso de Capacitação em
Língua Portuguesa Gramática e Novas Regras Ortográficas utilizará diversas
metodologias, entre elas:
- expositiva, utilizando recursos midiáticos para expor o conteúdo a ser ministrado;
- vivencial, com proposição de situações problemas em que os exemplos partirão da realidade dos cursistas;
- teórico-prática, articulando a teoria e a prática com a realização de diversas atividades que utilizem os conhecimentos explicados na aula. Para isso, além do período de aulas presenciais será necessário que o cursista realize atividades em horário extra-aula, para fixar o conteúdo ensinado no horário de aula presencial.
Conteúdo Programático:
Unidade I
Fonologia: Fonética; Ortografia;
Acentuação Gráfica; Emprego do Hífen; Parônimos e Homônimos; Crase e Pontuação;
Morfologia: Estrutura e formação das
palavras; Classes de Palavras: Substantivo; Artigo; Adjetivo; Numeral; Pronome;
Verbo; Advérbio; Preposição; Conjunção e Interjeição;
Unidade II
Sintaxe: Termos essenciais,
integrantes e acessórios da oração; Tipos de período; Orações Coordenadas e
orações intercaladas; Orações Subordinadas; Concordância nominal e verbal;
Regência nominal e verbal;
Morfossintaxe das palavras que
e se; Figuras e Vícios de linguagem;
Unidade III
Gramática Aplicada ao
Texto: Reconhecimento
dos efeitos de sentido a partir de seus elementos constitutivos; A linguagem do
texto; Linguagem e interação; Coerência e Coesão; Adequação formal e informal;
Compreensão e Interpretação.
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