Esta aula, marcou o término da primeira apostila do curso.
O conteúdo que foi trabalhado pode ser visualizado aqui: Conjunção e Interjeição.
Na hora final da aula, corrigimos os exercícios sobre Preposição, pronome e artigo. Clique aqui para ter acesso às respostas.
As aulas da semana que vem serão realizadas com atividades de interpretação de texto sobre as classes de palavras estudadas.
Blog criado com objetivo pedagógico, que se transformou em espaço para evangelização, cultura, mensagens motivacionais, e espaço para compartilhar links interessantes sobre a língua Portuguesa.
Olá Professora Nádia,
ResponderExcluirGostaria de ter acesso a esta primeira apostila na versão em Word, por favor, poderia disponibilizar para download? Assim fica mais fácil para pesquisar quando eu estiver estudando no computador.
Outra coisa: Você tinha explicado sobre o uso do "desde" (passado) e "a partir de" (futuro). Estou redigindo uma monografia para a conclusão da minha pós, está incorreto o que escrevi? Segue: "A partir de 2008, no Brasil, nasce um novo modelo de Contabilidade Pública, (...)"
Obrigada! Bjos!
Olá, Bárbara!
ResponderExcluirSobre a apostila, penso em não disponibilizá-la, apesar de saber que facilita pra quem quer estudar pelo computador, pois foi uma apostila desenvolvida exclusivamente para o curso de capacitação na UFMS, e deixando-a disponível ficaria muito fácil para qualquer um baixá-la.
Sobre as expressões "a partir de" e "desde" o que quis enfatizar é que "desde" sempre nos remete a algo que já foi iniciado no passado. Fica estranho estarmos no ano de 2012 e nos referirmos a uma data futura com essa expressão.
Já com o "a partir de" isso não acontece. Essa expressão pode ser utilizada nas duas situações, mas eu prefiro diferenciá-las para não correr risco de utilizar indevidamente a outra .
O seu exemplo está correto.
Um abraço, e até terça!
Entendi!!
ResponderExcluirObrigada Nádia!