A aula de hoje, a meu ver, foi muito divertida e produtiva!
E você gostou?
Deixe seu comentário!
Terminamos a correção dos exercícios realizados na terça-feira e realizamos uma dinâmica que nos mostrou a importância do bom encadeamento dos termos de uma oração para ela fazer sentido.
O jogo foi batizado de "Stop da Gramática", pois se parece muito com o Stop que adolescentes costumam jogar.
Regras do Jogo:
Em duplas ou em trios, os participantes recebem uma ficha com 5 colunas a serem preenchidas com as seguintes classes gramaticais: SUBSTANTIVO - ADJETIVO - VERBO - ADVÉRBIO - PRONOME iniciados pela letra que for sorteada na rodada. Na última coluna, deve-se formar uma oração com todas as palavras das colunas anteriores. O grupo que terminar primeiro, grita STOP.
1 - Não vale Neologismos, serão consideradas apenas palavras que já existem na Língua Portuguesa;
2 - Cada palavra que não for repetida vale 10 pontos, se houver outro grupo que usou o mesmo vocábulo, cada grupo soma 5 pontos. A oração completa vale 50 pontos, se faltar algum termo integrante, vale 25 pontos;
3 - Na oração, poderão ser utilizadas preposições, conjunções e artigos para formar o sentido geral.
Para rever a tabela com os itens Clique aqui.
Até próxima aula!
Blog criado com objetivo pedagógico, que se transformou em espaço para evangelização, cultura, mensagens motivacionais, e espaço para compartilhar links interessantes sobre a língua Portuguesa.
Achei a aula muito produtiva. A forma como foi trabalhado o contúdo permitiu que os conceitos fossem facialmente aplicados através de brincadeira e mesmo estando longe dos colegas de Campo Grande e de Coxim houve uma interação muito legal.
ResponderExcluirEspero que as brincadeiras sejam utilizdas mais vezes.
Carla
Ponta Porã