A disciplina de Redação que foi incorporada ao curriculo das escolas estaduais do Estado de Mato Grosso do Sul, neste ano de 2010, é um ótimo meio para se difundir a importância da leitura e da escrita.
Durante as aulas, o ideal é que o professor consiga aliar teoria sobre tipologia textual e prática de leitura e escrita. Isso porque sem a prática da leitura fica impossível que aconteça a prática da escrita.
De maneira modesta, é o que se tenta fazer nas aulas de Redação no turno noturno. Como a disciplina acontece uma aula por semana, geralmente trabalha-se a estrutura da tipologia textual em uma aula teórica com exposição das características gerais e leitura de textos clássicos, para então na outra semana trabalhar a produção dos alunos.
Foi assim que surgiram as três produções que seguem, no gênero Memórias Literárias.
Que você tenha uma boa leitura! Aproveite e inspire-se a escrever sobre suas memórias!!!!
Férias Inesquecíveis
Eu me lembro de que sempre nas férias eu passava na fazenda com meus pais. Era tão gostoso, tão calmo! Era um sossego só! Não tinha esse barulho, essa poluição da cidade.
Eu cuidava de todos os bichos: das galinhas, dos carneiros, das vacas. Era tão gostoso sair para procurar os ovos das angolas que elas botavam lá pelo mato.
Lá também tinha uma cachoeira, era linda! Eu ia lá todos os dias.
Tinha também um pomar. Tinha tanta variedade de frutas que dava até pra escolher.
Enfim, era muito bom! Pena que se acabou e deixou saudades!
Aluna: Monalisa Silva Martins
2º ano “B” – Noturno
Disciplina: Redação
Tipologia: Memórias Literárias
Fazenda Ipiranga
Quando se é criança tudo é festa. Me lembro de como era bom viver na fazenda Ipiranga... os animais, o rio e o açude.
Meu pai acordava de madrugada, ia na mangueira tirar leite e ele sempre me levava. Eu adorava ver os boizinhos.
Eu brincava muito com as minhas irmãs e o dia parecia passar tão rápido. Minha mãe fazia doce de leite e deixava-nos raspar a panela – essa era a parte que eu mais gostava do doce!
Esse ano fez trinta anos que meu pai trabalha lá. Ele diz que acha que nada mudou, mas na minha opinião mudou sim, e muito! Principalmente porque não estou mais lá!
Aluna: Eri Kelli L. Valhovera
2º ano “B” – Noturno
Disciplina: Redação
Tipologia: Memórias Literárias
A praça da minha infância
Eu me lembro bem, aos meus seis anos de idade eu e minha família mudamos para uma vila onde havia muitas casas, todas muito bonitas e a vila era cheia de crianças. Mas o que mais me chamou a atenção, e o que estava bem no meio da vila, ao lado da minha casa, era uma praça linda! Cheia de árvores, brinquedos e uma quadra de areia.
Em poucos dias, eu já conhecia todas aquelas crianças, e meus pais também tinham feito amizade com os vizinhos.
Eu ia para a praça todos dias e nas férias escolares passava o dia inteiro lá. Eu e as outras crianças brincávamos de pique-esconde, pega-pega, amarelinha, brincadeiras que já não são mais usadas pelas crianças hoje em dia.
Foi lá, naquela praça, em que eu passei boa parte, e a melhor parte, da minha vida. Pois foi lá, na praça de minha infância, que eu fiz amizades verdadeiras, conheci pessoas especiais, amigos e lembranças que não vou esquecer jamais.
Aluna: Ana Carla
2º ano “B” – Noturno
Disciplina: Redação
Tipologia: Memórias Literárias
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Bem-vindo ao espaço de comentários do Blog.
Seu comentário será redirecionado à moderação, e depois será publicado.
Muito obrigada por comentar a postagem.