quarta-feira, 8 de junho de 2011

PRODUÇÃO ESCRITA NO ENSINO MÉDIO

A produção escrita é de suma importância para a construção do conhecimento. Essa atividade, algumas vezes, pode ser considerada pelos alunos como difícil. No entanto, se torna mais agradável quando o aluno é convidado a escrever sobre sua vivência e temas atuais que sejam de seu cotidiano.
Uma maneira de se conseguir isso é trabalhar a Crônica, já que essa modalidade textual trabalha com assuntos do cotidiano, tem uma linguagem mais solta, e utiliza a narração, a descrição e a reflexão sobre o fato narrado.
Foi isso que se realizou em uma de minhas aulas de Língua Portuguesa nas turmas do 2º ano do Ensino Médio da EE Cel Pedro José Rufino, na qual foi solicitado aos alunos a produção de uma crônica com algum acontecimento na infância deles. O resultado foi muito positivo.
A crônica a seguir foi produzida pela aluna Tainara Duarte da Silva, 2º ano "C". Veja a criatividade dela:

Infância

Quando criança gostava de assisti TV e de brincar de profissão. Adorava desenhos animados, era um mundo distante, mas quando via aqueles desenhos voando, pulando e correndo, fazendo tudo que vinha na cabeça. Era muito empolgante assistir, as cores e tamanhos, às vezes, me pegava pensando como seria se eu estivesse lá... Tanto que logo saía cantarolando e pulando de um lado para o outro, de forma totalmente descontrolada.
Já a profissão que eu mais gostava era ser juíza. Colocava uma túnica, pegava um martelo, e coitado de quem aparecia pela frente! Era logo condenado. Meus avós riam muito de mim, pois era inocente e não sabia o quão é difícil essa profissão.
Mas agora cresci. Já grande, vem a frustração de saber que o mundo não é tão empolgante como imaginava; os desenhos são apenas desenhos, de longe podem ser considerados uma realidade! Já a carreira de direito ainda está nos meus planos, mesmo sabendo que é muito difícil alcançar esse sonho, e que o mundo tem suas barreiras.
Não posso sair correndo, cantarolando e muito menos condenando as pessoas, porque o mundo não é apenas diversão. Hoje, já tenho 16 anos e estou no 2º ano do Ensino Médio, tenho decisões a tomar, a infância ficou pra trás junto com todas aquelas brincadeiras.

Tainara Duarte da Silva, 2º ano "C"


Parabéns, Tainara, pela sua produção!
Aos outros alunos, convidamos que se inspirem nesse texto e em outros tantos para produzirem outras crônicas.
Quem sabe temos escritores natos em nossa escola!!!!

Um comentário:

Bem-vindo ao espaço de comentários do Blog.
Seu comentário será redirecionado à moderação, e depois será publicado.
Muito obrigada por comentar a postagem.