sábado, 13 de abril de 2013

Pedro você me ama?


Os discípulos de Jesus foram pescar.
Não se trata realmente de uma pescaria para pegar peixes, mas de uma missão.
Pescar, evangelizar, salvar significa: extrair das águas de morte as pessoas para mergulhá-las na água viva de Cristo. Isto é evangelizar e salvar as pessoas.
Era "noite" quando Pedro foi pescar, e "noite" na Bíblia significa que naquele barquinho que representa a Igreja em Missão, não está Cristo. Ele já havia falado: «sem mim nada podeis fazer». (Jo.15,5). O resultado da missão no mundo simbolizado pelas águas do lago não deu resultados. Fadigamos a noite toda, e nada apanhamos.
Isto acontece também na Igreja de hoje, quando queremos fazer a missão com todos os recursos modernos, mas sem Jesus no nosso barquinho. Ao "alvorecer" tudo mudou: já não é escuro. Jesus esteve na beira do lago, mas os discípulos não o reconheceram. Ele sabendo do insucesso da pescaria (missão), pediu para lançar as redes do lado direito... e a retiraram cheia de 153 grossos peixes. Este número representa a totalidade das nações conhecidas naquela época e significa que a Igreja está gerando discípulos de Jesus em cada nação. É a palavra de Jesus que enche as redes e será sempre a Palavra que tornará a missão bem sucedida.

"Joguem do lado direito".
O lado direito é a parte boa, é o lado bom que tem em cada religião, em cada cultura em cada pessoa.. Se quiserem "pescar" pessoas procurem seu lado "direito", seu lado bom. A parte boa é aquela parte de uma pessoa da qual precisamos começar o trabalho de evangelização.
Nós nos deixamos frequentemente limitar pela parte ruim de alguém, pelos seus erros.
O discípulo que Jesus amava reconhece naquele pescador da praia Jesus e diz a Pedro:
"é o Senhor". Pedro se joga do barquinho para ser o primeiro a encontrar Jesus na praia. Pedro não está num grande barco, mas num barquinho. Quando a Igreja quer se tornar grande, visível, rica e poderosa, segundo os critérios da grandeza deste mundo, torna-se estéril, sem a força de Jesus. Do outro lado não é o barco que salva. Chegando à terra vêem brasas, peixe e pão e comem. Essas brasas lembram o fogo ao qual Pedro se aquecia, na noite em que o traiu.

O "primeiro lugar" é para quem ama mais Jesus.
Jesus escolhe Pedro para ser o primeiro entre os irmãos e no serviço e lhe faz três perguntas como naquela noite, quando teve medo de testemunhar seu amor pelo mestre e o renegou 3 vezes. Aqui Jesus pergunta por 3 vezes se o ama usando o verbo agapeo, (amor até à morte) e o verbo fileo (amor de amigo).
Jesus não censura, não condena, não pede explicações, não faz chantagem emocional, não lhe interessa julgar e nem absolver, porque para ele ninguém é o pecado que fez, cada um vale pelo amor que tem.
A nossa santidade não consiste no fato de nunca ter traído, mas na vontade de renovar a cada dia o nosso amor por Cristo. O que mais comove neste evangelho é que Jesus permanece fiel a Pedro, apesar de sua infidelidade.

Reflexão do Pe. Bruno Brugnolaro sobre o 3ªpascoac2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem-vindo ao espaço de comentários do Blog.
Seu comentário será redirecionado à moderação, e depois será publicado.
Muito obrigada por comentar a postagem.