domingo, 28 de abril de 2013

O novo mandamento: Amar como Jesus Amou


5ªPáscoaC2013
            Judas não aceitou o caminho do Cordeiro, preferiu o das feras.
O caminho das feras é o caminho do poder, da violência, da agressão, do ódio, da guerra.
Judas rejeitou o Cordeiro e o entregou às feras... Jesus sofreu por não conseguir entrar no coração de Judas, mas respeitou. Não é obrigatório seguir a proposta do Cordeiro que é somente para aqueles que amam. Isso acontece também nas nossas famílias quando os pais aprenderam o caminho do Cordeiro e os filhos fazem outras escolhas, outros caminhos.

            A "glória" e a glorificação de Jesus.
Quando Judas saiu do Cenáculo Jesus disse: "agora será glorificado o Filho do homem, e Deus será glorificado nele". Para nós uma pessoa é glorificada quando é aplaudida, sobe na vida, tem sucesso, fica rica, todo mundo a elogia, mas Jesus é um homem marcado para morrer: como pode ser glorificado e glorificar Deus morrendo numa cruz?
         Glória em hebraico significa peso. É o peso usado nas balanças dos comerciantes para mostrar o peso das mercadorias. Uma pessoa vale pela peso ou sabedoria de suas palavras, seu comportamento e suas decisões. O salmo 1 fala da diferença de "peso" entre a palha e o grão. As palavras, os comportamentos das pessoas são como a palha que o vento dispersa ou vem a ser como os grãos que são conservados na consciência das pessoas.
Jesus será glorificado morrendo porque o seu agir e as suas palavras na hora da morte revelarão a imagem verdadeira de Deus, que ama até o fim mesmo quem se fez inimigo.
Jesus revelará na sua morte que Deus não é aquela imagem diabólica falsa e mentirosa que os homens se fizeram dele, isto é um Deus raivoso, que castiga, vingativo, um Deus que dá medo. Jesus denuncia esta imagem falsa e revela a verdadeira imagem de um Deus que ama e serve as suas criaturas. Jesus glorifica, isto é, revela o peso do amor do Pai por nós.

            O testamento de Jesus é "um" novo mandamento.
Jesus não deixa em herança bens materiais, mas o mandamento do amor: "amai-vos uns aos outros, como eu vos amei". Porque mandamento novo?
1º. porque não fala de amor a Deus em primeiro lugar, mas de amor ao outro.
2º. porque o amor que Jesus revela não depende da resposta do homem.  
3º. porque tem o sentido da palavra "Kainós": substitui todos os mandamentos, permanece o único, sempre novo e não envelhece. O novo mandamento faz nascer e crescer o Reino se Deus. Como uma criança é a continuação do novo no mundo, mesmo que seja a continuação de algo que já existe. Eis a novidade que Jesus nos deixou como herança: o seu mesmo Espírito, a sua mesma capacidade e qualidade de amor que revelam o Pai. Se queremos a sua glória, a sua vida divina em nós, devemos permitir que o seu mesmo Espírito nos leve a amar como Ele nos amou. Isto gera o novo.
O amor não é uma obrigação, nem um preceito ou devoção, mas um serviço.

Pe. Bruno Brugnolaro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem-vindo ao espaço de comentários do Blog.
Seu comentário será redirecionado à moderação, e depois será publicado.
Muito obrigada por comentar a postagem.