quarta-feira, 1 de maio de 2013

Dia do trabalho


Dia 1º de maio, comemora-se o dia do trabalho. Dia reservado para homenagens ao trabalhador. Será que um dia por ano basta para homenagear as pessoas que trabalham?
Um trabalhador tem muito significado para a nação. Muito mais do que qualquer estatística possa provar!  É preciso que comecemos a reconhecer isso. Pois:
Há homens e mulheres que ao invés de serem chefes de família, se dedicam mais ao trabalho.
Há mulheres que muito mais do que qualquer um, trabalham, fora de casa e dentro de casa.
Há crianças que iniciam o trabalho antes mesmo de iniciar a escola.
Operários, de Tarsila do Amaral.
Há idosos que já deveriam ter deixado de trabalhar, e trabalham, pode não ser um trabalho remunerado, mas estão ali, firmes, fortes, ou nem tanto, trabalhando.
Há jovens que ao invés de poderem se dedicar inteiramente aos estudos, à sua formação acadêmica, trabalham. Precisam conciliar as duas atividades se quiserem ter alguma formação acadêmica.
Há mães que precisam deixar seus pequenos indefesos com outras mães, que já deixaram os seus, para ir ao trabalho.
Há pais, que algumas vezes, quando não muitas vezes, deixam de ser pais presentes para se dedicar ao trabalho.
Há pessoas que ao invés de viver, trabalham.
Enfim, há muito mais trabalho do que se possa imaginar, e apenas um dia para homenagear quem trabalha de sol a sol. E ainda tem trabalhadores que não poderão ter seu merecido dia de folga!

Trabalho, Trabalho, Trabalho...
Sempre ouvi de meus pais: “estuda pra arranjar um bom trabalho”. Eles não tiveram essa oportunidade, mal completaram o ensino fundamental I e já foram para o trabalho. Suaram a camisa para garantir aos seus três filhos o direito de escolher o trabalho. Mas sempre nos disseram também: “Não existe um trabalho melhor que o outro, todos têm o seu valor.”
Minha mãe sempre foi doméstica, trabalhando em casa de família. Sempre me levou junto quanto não tinha com quem ficar. Meu pai, com seu ensino fundamental incompleto, deixou muito cidadão formado e bem sucedido boquiaberto com seus móveis, feito pelo seu digno trabalho de marceneiro. Foi assim que aprendi que todo o trabalho tem o seu valor. 
Hoje, os três filhos têm o seu trabalho, cada um do seu jeito, graças a este bom exemplo deixado por trabalhadores, que mesmo aposentados continuam se preocupando com o trabalho simples deles.
Outra frase que sempre ouvi de meus pais: “Não importa qual profissão você vai seguir, minha filha, faça-o da melhor forma possível”. Assim, deixaram-me a lição de que não importa qual for o trabalho, deve-se exercê-lo com dignidade, honestidade e amor.

Essa é a mensagem que quero deixar a todos os trabalhadores daUFMS, de todos os cargos: façamos nosso trabalho com amor, pois o nosso trabalho é que nos dá condições para todo o resto da nossa vida, é que nos propicia nossa dignidade.

Amemos aquilo que fazemos, assim todos os que se beneficiarem de nosso trabalho lembrar-se-ão com carinho de quem o fez.

Que possamos carregar as homenagens pelo dia do trabalho, em cada dia que nos dedicarmos a ele.


Texto:
Nádia Scheeren
Imagem pública:
http://galeriasergiocaribe.com.br/blog/

Um comentário:

  1. É Maninha, a nossa formação nos ensinou que todo e qualquer trabalho dignifica o ser Humano...
    Acredito que um único dia realmente seja pouco para homenagear quem faz de suas profissões a grandeza desta nação, antigamente este era um dia em que as homenagens eram rendidas aos trabalhadores publicamente e isso era feito pelos governantes das cidades, estados e até mesmo pelo governo federal, que hoje vai se resumir a um pronunciamento da Presidente.
    Lindo Texto Maninha, continua assim.
    Beijo. Te amo.

    ResponderExcluir

Bem-vindo ao espaço de comentários do Blog.
Seu comentário será redirecionado à moderação, e depois será publicado.
Muito obrigada por comentar a postagem.