domingo, 5 de maio de 2013

O Pai vos enviará o meu Espírito


6ºPáscoaC2013
            "Quem observa o meu mandamento, este me ama".
Aquele que me ama é amado pelo Pai e a ele me manifestarei". Judas Tadeu perguntou: Gostaríamos que se manifestasse ao mundo e não somente a nós e sugeriam de manifestar-se a todos em Jerusalém, mas Jesus reservou sua manifestação somente aos discípulos.
            Que manifestação é essa? É a transmissão de luz que vem de dentro. Aquele que o ama, acolhe a sua palavra, torna-se Templo de Deus, lugar da sua presença e Deus manifesta- se nele. Moisés nas pinturas não é apresentado como um homem iluminado por Deus, mas um homem luminoso. Na sua pessoa tem o reflexo da luz divina. A partir do momento em que encontrou Deus na sarça ardente, e na montanha onde recebeu os mandamentos, seu rosto brilhou de luz. Cada encontro com Deus deixa uns sinais exteriores da presença da sua luz. Aqueles que acolhem o Espírito de Cristo e se deixam guiar por ele tornam-se pessoas luminosas.
Por isso a revelação de Jesus pode acontecer somente nos discípulos.

            O Pai enviará o Espírito, o Paráclito, o Consolador.
Jesus entregou o seu Paráclito, aos discípulos no dia da Páscoa.
Paráclito significa "chamado para estar do nosso lado" para nos defender, nos proteger, das acusações. Este Espírito nos defenderá das propostas do mundo que nos convidam a agir como todos. As pessoas nos dizem: desfrute o momento presente, pensa em você mesmo, porque interessar-se pelos outros? Em seguida sentimos dentro de nós a vos do Espírito dizendo. estes são discursos de morte. Ao ouvirmos esta voz estamos fazendo a experiência do Espírito que defende a vida do eterno que deve manifestar-se e brilhar frente aos homens.
A prova muito difícil é aquela de sentir-se isolados do mundo, de ir contra corrente, porque todos caminham em direção oposta: nada de perdão, ou amor pelos inimigos, nada de castidade, ou domínio sobre si mesmo, são comportamentos estranhos para as pessoas  em geral,  mas o Espírito que Jesus deixou em cada um nos diz de dentro: vai para frente, estou contigo.

            O Espírito vos ensinará todas as coisas.
O Espírito não é um mestre que acrescenta algo que Jesus não disse, mas é a Lei nova colocada no coração e que nos leva a viver como Jesus viveu. Quando queremos fazer umas escolhas o Espírito que está em nós ajuda a escolher. "Ele vos lembrará todas as coisas, que eu disse para viver em sintonia com Jesus. "Não depende mais do pregador que a mensagem escutada chegue ao coração". (Santo Agostinho). Em alguém esta voz permanece na superfície, em outros chega até o coração. Quem faz esta experiência de sentir a palavra de Cristo chegar ao coração, fará também a experiência do Espírito que lembra a proposta do mestre. Jesus nos deixa o dom da sua paz, não aquela que mundo dá no intervalo entre duas guerra, onde um ganhando consegue manter submisso aquele que perdeu. A paz de Cristo é uma paz profunda, que dá força e segurança.

Pe. Bruno Brugnolaro 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem-vindo ao espaço de comentários do Blog.
Seu comentário será redirecionado à moderação, e depois será publicado.
Muito obrigada por comentar a postagem.