sábado, 25 de maio de 2013

A Santíssima Trindade

SS.maTrindadeC2013

            Por que três em um?
O AT insistiu do começo até o fim sobre o monoteísmo: só existe um Deus.
O NT recebeu a revelação de Jesus de que Deus é um só, em três pessoas: Pai, Filho e Espírito Santo. Não era mais fácil crer num Deus só como os Hebreus e os Muçulmanos? A Igreja acredita na Trindade não porque goste de complicar, mas porque Jesus revelou esta verdade.
Do outro lado: como Deus seria amor sem ter a quem amar? Os cristãos acreditam num Deus só, mas não num Deus solitário. A família humana é um reflexo da Trindade: a família é uma quando tem mais pessoas: pai, mãe, filhos. São mais pessoas, até diferentes, mas uma diversidade que realiza a unidade. Esta diversidade chegará à unidade somente pelo amor.
Na SS.ma Trindade nós podemos alcançar o Pai através do Filho, cujo rosto é o rosto do Pai.

            Quem é Deus na nossa vida?
Não basta crer em Deus, mas saber em que tipo de Deus acreditamos.
É um Deus que toca a nossa vida e a transforma? Ou é um Deus que tanto faz existir ou
não existir porque não faz diferença nenhuma na nossa vida. Podemos nos virar mesmo sem Deus? Um Deus Juiz ou um Deus de amor gratuito. É um Deus que tem a que ver com a nossa história? Jesus é uma janela que nos permite olhar para dentro de Deus.
"Quando o Espírito da verdade vier, Ele os conduzirá à verdade inteira".

             O nosso Deus quer envolver-nos na sua vida.
Falando com Nicodemos Jesus disse: " Se alguém não nasce do alto, não poderá ver o Reino de Deus." Outras traduções dizem: Se não "nascer de novo". É impossível nascer de novo, regredir até chegar ao nosso começo e mesmo que pudéssemos nascer de novo, morreríamos igualmente.
Coélet  o autor do livro o "Eclesiástico", pensava: Os homens são iguais aos animais. Todos morrem, todos tem um único sopro vital. Tudo veio do pó e tudo volta para o pó. Sendo a condição do homem igual à dos animais, se quiser ser feliz basta divertir-se. Coélet conhece este único sopro vital para os homens e os animais. Se os homens não tivessem recebido uma vida nova do alto o Coélet teria razão. Mas na cruz, Jesus doou o Espírito, o sopro de Deus, a vida do alto e portanto no homem tem uma vida nova, uma vida eterna.
O Espírito Santo introduz no homem a vida de Deus, a vida do amor gratuito, incondicionado. Se alguém ama Jesus a SS.ma Trindade fará sua casa, seu Templo naquele que o ama. É Jesus, o Cordeiro, quem faz a história e não as feras. O Cordeiro morreu e ressuscitou e este será o futuro de todos aqueles que nasceram do alto, que possuem em germe a vida de Deus dentro das suas vidas. A Trindade é um círculo de amor.


Pe. Bruno Brugnolaro, Pároco de Igreja Matriz Sto Antonio, Jardim-MS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem-vindo ao espaço de comentários do Blog.
Seu comentário será redirecionado à moderação, e depois será publicado.
Muito obrigada por comentar a postagem.