quinta-feira, 30 de maio de 2013

Corpus Christi

Corpus Christi 2013

            Qual o sentido da Eucaristia passado por Jesus?
O Evangelho de hoje não fala da Instituição da Eucaristia, mas da partilha dos pães e nos ajuda a entender o verdadeiro sentido da Eucaristia. Nós que viemos de uma grande devoção eucarística estranhamos esta escolha. Jesus estava num deserto pregando o Reino de Deus às multidões. O dia estava para terminar. Problema: Como saciar a fome de tanta gente?
           
            Proposta dos discípulos
Despedir a multidão porque tem pouco dinheiro e porque só tem dois pães e cinco peixes. Não dá para alimentar tanta gente e daí sugerem a Jesus de despedir a multidão para que se vire andando nas aldeias vizinhas. O que acontece com quem se vira?
> Quem tem muito dinheiro pode comprar todo o pão que quer. E quem não tem dinheiro?
> Quem está em forma chega primeiro a comprar o pão. Os doentes não alcançam.
> Alguém pode comprar tudo e quem chega depois não alcança mais nada.
O pão é símbolo de comunhão e da Eucaristia quando o partilhamos com quem não tem.
Jesus quer que os discípulos e os homens entendam que não são os donos do pão, mas administradores. Os discípulos sabem que no deserto não terá comida para todos.
           
            Proposta de Jesus:
Jesus sabe que tem comida para todos se o que tem for partilhado. A fome no mundo não é culpa de Deus. São os discípulos que devem distribuir o pão, dom de Deus à multidão. Quando Jesus ficou sabendo que os discípulos tinham 2 pães e cinco peixes, levantou os olhos e abençoou: Jesus reconheceu que o Pai é o dono do pão e o agradece porque tem para todos. Depois manda o povo sentar-se em grupos de 50 (pequenas comunidades).
Os bens de Deus devem ser administrados sem competição e sem comércio. Nós não somos os organizadores da festa, mas simplesmente os comensais. Todos comeram à vontade e foram recolhidos os pedaços que sobraram, porque nada deve ser desperdiçado destes bens.

            Do pão distribuído à Eucaristia
Jesus sabe que está para morrer: e na sua mente não há o pensamento da adoração, mas a preocupação que os discípulos continuem a sua obra.
Qual obra? Toda a sua vida foi tornar-se pão para ia necessidade dos outros. Pega um pão, e diz: este é o meu corpo. Isto não significa carne, osso, músculos, mas significa: Este sou Eu, Eu me fiz pão e neste pão estou presente, ressuscitado. Comungar este pão, que é o corpo e sangue de Jesus é o mesmo que decidir de tornar-se por toda a vida, também nós,  um pão para os outros.
Tomai e comei. Não Tomem e adorem. Tomai e comei significa acolher a proposta de vida doada. Jesus pede de tornar-nos um com ele.
É a proposta do esposo à esposa no altar: quer unir a sua vida à minha?

Comer aquele pão significa unir a nossa vida à de Jesus e doá-la aos irmãos. Beber o sangue é acolher a sua vida que perdoa os nossos pecados.
Reflexão de Pe. Bruno Brugnolaro
Tapete na rua 14 de Julho em Campo Grande. Desenho da Paróquia Divino Espírito Santo

Um comentário:

  1. Muito lindo Amiga semrpe dou uma olhadinha no teu Blog, tem cois aboa! rsrsrsr

    ResponderExcluir

Bem-vindo ao espaço de comentários do Blog.
Seu comentário será redirecionado à moderação, e depois será publicado.
Muito obrigada por comentar a postagem.