domingo, 9 de junho de 2013

Reflexão sobre a liturgia de 09 de junho de 2013

o filho da viúva de Naim
10TCC2013 Lc 7,11-17  
            melhor falar de "Reanimação" do que de Ressurreição.
            A Ressurreição é a passagem definitiva desta vida humana para a vida com Deus, uma vida eterna e sem morte, sem volta para trás ou para a vida anterior.
            A Ressurreição é um passo para frente. A única ressurreição que nós conhecemos é aquela de Jesus que ao morrer entrou na Glória do Pai.
            A Reanimação, não é reencarnação, é um passo para trás, voltar à vida anterior, mesma idade, mesmos parentes, mesmas doenças e mesma espera da morte, mesmo corpo.
            De Jesus conhecemos 3 reanimações: o filho da viúva de Naim, Lázaro e a Talita, filha de Jairo. Todos eles pela reanimação que Jesus realizou neles, voltaram para a mesma vida anterior, um passo atrás e mais tarde morreram novamente.

            Jesus a caminho de Naim. (7 km de Nazaré)
Jesus vinha de Cafarnaum para Naim acompanhado pelos discípulos e uma grande multidão,
Ao chegar perto de Naim encontrou com um enterro saindo da cidade, de um jovem, filho único de uma viúva. Jesus vê naquela viúva uma mãe que representa a humanidade que chora desesperada os seus filhos mortos e que se pergunta: porque o nosso destino é o túmulo? O novo profeta, o Senhor da vida torna-se esperança de nova vida.

Jesus naquela situação de grande espera faz três coisas:
Manda parar o enterro porque aquele jovem tinha um outro destino, viver.
Manda aquela viúva desesperada parar de chorar porque vai chegar novamente a vida.
Manda o jovem morto sentar. Jesus tocou no esquife. Isto o tornaria impuro, mas com Jesus acontece o contrário: não é a impureza da morte que o contagia, mas é ele quem purifica a morte e a transforma em vida.
           
            "Moço, eu te digo: Levanta-te", viva.
O jovem levantou-se, começou a falar, foi entregue à mãe. A morte é a impossibilidade de comunicação, mas quem encontra o "Senhor da vida" começa a falar...
> Quantos jovens estão numa situação de morte, fazendo as mães chorarem. Morto é todo aquele que não tem vida interior, morreu a relação com os pais, com Deus, com a sociedade.
> Quantos jovens mortos pela droga, perdidos no mundo sem leis, tornaram-se o terror dos pais e da sociedade e apodrecem nos cárceres.
> Quantos jovens largam Jesus e vão para o cemitério para onde carregam juntos amigos e conhecidos.

            Na vida de cada um que está no caminho da morte intervêm Jesus e fala: "Moços levantem-se". Nunca é tarde demais para recuperar a vida que tentamos jogar fora, e que Jesus continua nos oferecendo.

Pe. Bruno Brugnolaro, Paróquia Sto Antônio, Jardim - MS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem-vindo ao espaço de comentários do Blog.
Seu comentário será redirecionado à moderação, e depois será publicado.
Muito obrigada por comentar a postagem.