sexta-feira, 26 de julho de 2013

Em Betânia: Marta, Maria e Jesus.

16ºTCC2013
            Maria escolheu a parte boa.
Quando Jesus ia para Jerusalém passava por Betânia e lá descansava em casa de três irmãos: Lázaro, Marta e Maria. As duas irmãs disputavam o melhor modo de acolher Jesus. Marta cuidava da comida, Maria ficava aos pés de Jesus escutando a Palavra: como uma discípula. Só Jesus acolhia mulheres como discípulas. De repente Marta agitada pede para Jesus que solicitasse Maria a ajudá-la no serviço. Jesus disse: Marta, Marta, você está muito agitada para ter sucesso no teu trabalho. Maria escolheu a parte boa que não lhe será tirada.
É o grande problema do homem moderno: esquecer a parte boa, a meditação, a oração antes de qualquer escolha. Marta acolheu muito bem Jesus, mas a acolhida que Jesus espera é antes de tudo a da sua Palavra e depois as escolhas serão feitas de acordo com os valores.

            Como Marta acolhe Jesus.
é a primeira a correr ao encontro dele e recebê-lo em casa e logo em seguida larga Jesus na sala para preocupar-se com a comida. Marta faz coisas bonitas e tem sucesso como tantas pessoas dos nossos tempos, mas não escutam a palavra de Jesus. Muitos enchem o dia de mil atividades. Não tem tempo para pensar, para refletir. Chegam cansados de noite sem ter tido durante o dia um momento de silêncio para pensar sobre o que estão fazendo.
Muitos pais organizam a própria vida e a dos filhos de tal forma que não sobra um tempo nem para si, nem para os filhos... São pessoas boas... Também Marta é boa, acolheu Jesus. Mas falta alguma coisa nesta vida estressante. Estas pessoas como Marta, não tem tempo para respirar: que relação podem ter com a família, com os amigos?...

            Porque hoje andamos tão agitados?
Não tem tempo para parar e saborear a vida, para encontrar as pessoas. Não é o trabalho que afasta de Deus, mas a alienação que é:
> o perder a cabeça pelo trabalho, pelo dinheiro
> descuidar do essencial na vida que é eterno.
Marta representa os envolvidos na sobrevivência: ter, comer e divertir-se. O homem não precisa só do pão material, , mas também do divino.
                Belíssima imagem em Ap. 10,1-12
Um enorme anjo que tem a cabeça no céu, uma perna no mar e a outra sobre a terra. Este anjo é o Filho do homem, isto é o homem autêntico, Jesus. Vive tendo os pés neste mundo e a cabeça em Deus.
Um homem sem pés na terra não é autêntico.
Um homem que só tem os pés na terra também não é autêntico.
Um homem sem cabeça no céu não é autêntico,
Um homem que só tem a cabeça no céu também não é autêntico.
Para ser autêntico precisa ter pés no chão e cabeça em Deus.

Vida humana e vida divina. Ação e oração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem-vindo ao espaço de comentários do Blog.
Seu comentário será redirecionado à moderação, e depois será publicado.
Muito obrigada por comentar a postagem.