sábado, 13 de julho de 2013

Jesus é o bom samaritano

a parábola que nos faz entrar em crise       15TCC2013 Lc.10,25-37

            - Pergunta de um escriba: quem é o meu próximo?.
            - Resposta de Jesus: é aquele que se faz próximo de quem precisa.
Os hebreus diziam que "próximo" era alguém da mesma religião ou morava na terra de Israel.
Os inimigos não eram o próximo. Jesus esclarece que o próximo pode ser um desconhecido ferido ao longo da estrada. Não diz se é hebreu, pagão ou crente.
 A pergunta não seria: "Quem é o meu próximo, mas: a quem me fiz próximo".
           
            A parábola do Samaritano diz :

> Que dois homens religiosos vinham de Jerusalém. Eram observantes da Lei e sabiam que por qualquer contacto com sangue ou cadáver tornavam-se impuros. Por isso foram adiante. Vinham do templo, do lugar da oração e deveriam ter assimilado os sentimentos de Deus: a compaixão. A Deus não interessam os ritos, o incenso e as ofertas as nossas liturgias (Isaias) se não assimilarmos os sentimentos de Deus frente ao próximo.

> Que um samaritano, um sem fé, toma conta do homem caído.
            Estava fazendo uma viagem de negócios e vendo o homem ferido ao longo da estrada, comovido aproximou-se. Não precisou que o outro pedisse socorro. Ele o viu antes de ser solicitado. Isto não significa que devemos tomar conta de todos os problemas que encontramos no dia a dia, mas também que não podemos dizer que não fazemos nada  por não podermos nos ocupar de tudo.
O Samaritano atende ao necessitado não porque impulsionado por motivos religiosos, tipo aumentar seus méritos no céu ajudando um pobre coitado na terra, mas por compaixão.
O Samaritano é movido por um sentimento que não é exclusivo de quem tem fé, mas pode ser de qualquer pessoa e é um sentir que nos coloca em sintonia com Deus.

            O Samaritano é Jesus que toma conta da humanidade decaída.
Os ladrões que assaltam a humanidade são as maldades, drogas, corrupção, imoralidade que desumanizam a vida humana. Jesus aproxima-se dos caídos, dos pecadores e os cura. Não pergunta se o ferido é bom ou ruim. Depois o leva ao albergue, (a Igreja) lugar onde tem aquele que acolhe todos.
Ninguém é excluído desta hospedaria.
            Na estrada de Jerusalém a Jericó, tinham algumas pousadas para caravanas, e no lugar de uma delas na idade média havia uma inscrição:
"Se até os sacerdotes e os homens de Igreja passaram além, saiba que Cristo é o bom Samaritano, que terá sempre compaixão de ti, e na hora da tua morte te introduzirá na pousada eterna, não importa quem você seja."

Pe. Bruno proferindo a homilia em 7/7/13
            Cristo é o bom samaritano que cuida da humanidade e se oferece para pagar tudo para que ninguém fique fora da casa do Pai.

Reflexão de Pe. Bruno Brugnolaro, Paróquia Santo Antonio, Jardim (MS)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem-vindo ao espaço de comentários do Blog.
Seu comentário será redirecionado à moderação, e depois será publicado.
Muito obrigada por comentar a postagem.