segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Olhando para Deus ou para os pobres

21TCC2013Lc13
            Mestre é muita gente que se salva?
O problema não é "salvar-se", mas deixar-se salvar. É Deus quem salva. O que significa a salvação?Aos tempos de Jesus os Fariseus diziam que todos os Israelitas teriam sido salvados por Deus, enquanto outros diziam que eram poucos aqueles que se deixavam salvar. A Jesus não interessa dizer se são muitos ou poucos os que se salvam e responde: Esforcem-se para entrar pela porta estreita, tornando-se pequenos como uma criança, deixando-se conduzir por Deus. Jesus avisa: um dia o dono da casa fechará a porta e permaneceremos fora deste reino e daí começaremos a bater na porta.
Nesta parábola tem dois grupos:
1. o primeiro está do lado de fora pensando estar dentro.
e o Senhor lhe diz: eu não o conheço, não sei de onde vocês são. Eles respondem: nós temos direito de entrar, nós vivemos no teu reino. Não somos pagãos. E dizem: você nos conhece sim porque comemos e bebemos na tua presença, ouvimos a tua palavra, aquela que tu ensinaste nas nossas praças. Eles conhecem bem Jesus, comeram junto o pão da Eucaristia, portanto são membros da comunidade cristã, e reclamam. Se viveram com Jesus tem direito de estar dentro do Reino. Pensam de ter todos os documentos em ordem... Além de não serem acolhidos são afastados. Todas as razões que apresentam são voltadas para o Senhor, não tem uma razão voltada para os irmãos. Jesus conhece somente as pessoas que colocam a própria vida a disposição dos outros. Se não for assim, não os reconhece. João na primeira carta diz: "Se Deus nos amou tanto", não diz "nós também temos que amar a Deus", mas sim os irmãos. O profeta Oséias diz: "Não me interessam vossos sacrifícios e holocaustos. Ajudem a viúva, o órfão". É um perigo muito sério pensar que estamos em boa relação com Deus, porque obedecemos aos preceitos de Deus e cumprimos todas as práticas religiosas, e portanto o nosso olhar está voltado para ele,  mas o seu olhar está voltado para os pobres.
A oração verdadeira é entrar em sintonia com os pensamentos de Deus, que nos ajudará a olhar para os irmãos que precisam dele através de nós.
Jesus não reconhece quem reduz a religião a práticas religiosas. O que interessa a Deus é o amor.
2. o segundo grupo: os que estão dentro e pensam que estão fora.

Os que não olham para onde Deus olha, e se acham os primeiros,  serão barrados na porta larga. Virão de Oriente, do Ocidente. Não si diz que toda esta gente tenha conhecido Jesus, que caminharam do seu lado. Talvez muitos nem souberam que existiu. O que é certo é que se conseguiram entrar, mesmo sem ter conhecido o evangelho é porque passaram pela porta estreita, se fizeram pequenos, servos do irmão. Deus aqui não condena as pessoas para a eternidade,  mas  chama à atenção sobre aquilo que conta hoje, o que devemos fazer neste mundo. Os que estão dentro participarão do banquete do Reino de Deus onde os homens são todos convidados, mas ninguém é o dono. Fora disto haverá choro e ranger de dentes. Últimos são aqueles que eram considerados excluídos deste reino, são os primeiros a entrar porque se fizeram pequenos.

Pe. Bruno Brugnolaro, Jardim (MS)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem-vindo ao espaço de comentários do Blog.
Seu comentário será redirecionado à moderação, e depois será publicado.
Muito obrigada por comentar a postagem.