quinta-feira, 13 de março de 2014

A tentação de Jesus

1QuaA2014Mt.4,1-11
            A tentação, um impulso que vem de dentro de nós,
            O diabo não é um bicho feio de chifre, garfo e rabinho, mas é alguém atraente, que quer o nosso bem, nossa felicidade. Quando Jesus disse aos discípulos que em Jerusalém doaria a sua vida, Pedro respondeu: "Jesus, isto nunca. Você deve guardar a sua vida para você , ser feliz, ter sucesso". Jesus chamou Pedro de Satanás, porque queria desviá-lo do caminho de Deus. A serpente aconselha o primeiro casal a escolher por conta própria o que é bem ou mal e não esperar que Deus fale. A serpente que está em nós faz sentir o mandamento de Deus como um limite imposto por Deus e não um gesto de amor.
            As três tentações de Jesus não aconteceram todas ao mesmo tempo no deserto, mas são a experiência das tentações de toda a vida de Jesus. Em nós tem o Espírito que nos leva para a vida, mas tem também um impulso que nos afasta da vida.
            1ª tentação: TER o modo errado de relacionar-se com as coisas.
O diabo sugere: "Se és filho de Deus, diga a essas pedras que se tornem pão". Filho de Deus significa que se Deus é dono de tudo, e se Jesus é seu filho deve usar todas as tuas capacidades para conseguir todos os bens materiais. Jesus responde: Os bens deste mundo são importantes, mas  sem pão não se vive. O homem tem a vida biológica que se alimenta de pão e a vida espiritual que se alimenta da palavra de Deus.
            2ª tentação: SER:o modo errado de relacionar-se com Deus.
A tentação é esta: Jesus deve jogar-se do pináculo do Templo porque Deus enviaria seus anjos para o proteger. É a tentação de recorrer a Deus para que ele fazer um milagre. Aí a religião se torna superstição, magia, onde o homem quer explorar os poderes de Deus, ter . Deus ao seu serviço. Usam-se objetos como talismãs, águas milagrosas, orações infalíveis para conseguir os poderes de Deus. Precisa ter muito cuidado com isso. Se vivemos deste jeito a nossa relação com Deus, cedo o tarde, quando tivermos a impressão de não sermos atendidos, duvidaremos da sua existência e perderemos a fé.
Esta foi também a tentação do povo hebreu no deserto. Veio a faltar água e aí a crítica: Deus está ou não no meio de nós?.Jesus na cruz gritou: "Meu Deus, meu Deus porque me abandonaste?" Não devemos rezar para que Deus nos conceda uns privilégios ou modifique os seus planos, e nos ajude, mas porque nos dê a luz e a força para sairmos amadurecidos, em cada prova que tivermos que atravessar.
            3ª tentação: o poder: a forma de relacionar-se com as pessoas.
Satanás mostra a maneira de dominar o mundo com a violência, o engano.  A escolha que Jesus deve fazer é entre o dominar e o servir. O poder é sempre diabólico. Mesmo quem é fraco quer achar alguém mais fraco para dominá-lo. Onde tem o domínio sobre o homem, luta-se para prevalecer sobre ele.  Alguém é sempre obrigado a dobrar-se. Jesus poderia ter tido muito sucesso se adorasse Satanás recorrendo ao uso da força. Jesus no lugar de dominar, se fez servo. Para ser verdadeiros filhos de Deus devemos servir os irmãos, e não domina-los. (proposta de Satanás)

1. O Tráfico humano de pessoas para o trabalho escravo

Com o aumento da imigração e da emigração, temos homens e mulheres que trabalham sem carteira assinada com um ganho mínimo
Vivendo em condições sub-humanas,
São pessoas analfabetas que para sustentar a família se adaptam a qualquer proposta de trabalho. São aliciados por promessas de intermediários.e acabam caindo nesta rede.
           
Muitos na cidade caem na mão do intermediário do traficante ou gato. Este faz uma promessa de uma forma que a pessoa se sente protegida. Lhe oferece o transporte, comida, alojamento,trabalho e também um salário por este trabalho que vai fazer. Só que ele não conta que vai descontar tudo isso na mão de obra desta pessoa. Faz todo um trabalho psicológico sobre esta pessoa para se transformar em único amigo, o melhor amigo dele.

 Este que é colocado numa situação de escravo tem uma grande dificuldade interna de denunciar esta pessoa, porque esta pessoa foi o amigo que o acolheu, lhe deu uma oportunidade, que o levou a um trabalho mesmo que seja um trabalho duro de 16 ou 18 horas por dia., mesmo que ganhe 200 ou 300 reais por mês. Foi o único que o acolheu.


Geralmente os traficados devem trabalhar 4 meses de graça que é para pagar a viagem. Gestantes se não produzem não comem. Não podem aguardar os 40 dias porque não tem nenhuma garantia. Não é reconhecida como trabalhadora. 

Pe. Bruno Brugnolaro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem-vindo ao espaço de comentários do Blog.
Seu comentário será redirecionado à moderação, e depois será publicado.
Muito obrigada por comentar a postagem.