quarta-feira, 15 de junho de 2011

Projeto Arte na Natureza - Visita ao Recanto Ecológico Rio da Prata - Vídeo



Partiu dos alunos, a ideia de fazer uma aula externa em algum ponto turístico da cidade para interagir os conteúdos de Artes com elementos da natureza. A partir disso, foi proposta a comparação dos elementos visuais, já aprendidos no 1º Bimestre, com a natureza. O objetivo foi de identificar variadas cores, texturas, formas, dentro de um ambiente vivo e real. Tudo relacionado com o meio ambiente por conta da Semana do Meio Ambiente.

O local escolhido pelos alunos foi o Recanto Ecológico Rio da Prata em Jardim - MS. Os alunos em sua maioria observaram não só os elementos visuais, mas também a importância da sustentabilidade para mostrarmos a dedicação com o meio ecológico.

Observaram que no próprio local existe um viveiro de mudas, no qual é resgatada toda a área de preservação que foi desmatada. Existe também a criação de minhocas: o minhocário onde é produzido Húmus para adubar as mudas. Une-se a pastagem com a plantação dessas muda para resgatar o equilíbrio entre as atividades econômicas realizadas na fazenda: a agropecuária e o turismo.

Além disso, possui um trabalho feito com sobras da alimentação e papéis, como o guardanapo e o papel higiênico, que são usados para adubar também. Para isso, é feito um trabalho de decomposição com duração de seis meses e depois todo material que é biodegradável ter sido decomposto é distribuído para adubagem da horta.

Com o exposto, percebe-se que o projeto Arte na Natureza serviu para integrar o conteúdo de sala de aula com uma aula externa, além de propiciar o aumento do conhecimento sobre o meio ambiente e curtiram imagens maravilhosas do belo Recanto Ecológico Rio da Prata, como se vê no vídeo.

Texto e fotos: Professora Mariana Gregorato
Montagem do filme e postagem: Professora Nádia Scheeren - STE - Vespertino

quarta-feira, 8 de junho de 2011

PRODUÇÃO ESCRITA NO ENSINO MÉDIO

A produção escrita é de suma importância para a construção do conhecimento. Essa atividade, algumas vezes, pode ser considerada pelos alunos como difícil. No entanto, se torna mais agradável quando o aluno é convidado a escrever sobre sua vivência e temas atuais que sejam de seu cotidiano.
Uma maneira de se conseguir isso é trabalhar a Crônica, já que essa modalidade textual trabalha com assuntos do cotidiano, tem uma linguagem mais solta, e utiliza a narração, a descrição e a reflexão sobre o fato narrado.
Foi isso que se realizou em uma de minhas aulas de Língua Portuguesa nas turmas do 2º ano do Ensino Médio da EE Cel Pedro José Rufino, na qual foi solicitado aos alunos a produção de uma crônica com algum acontecimento na infância deles. O resultado foi muito positivo.
A crônica a seguir foi produzida pela aluna Tainara Duarte da Silva, 2º ano "C". Veja a criatividade dela:

Infância

Quando criança gostava de assisti TV e de brincar de profissão. Adorava desenhos animados, era um mundo distante, mas quando via aqueles desenhos voando, pulando e correndo, fazendo tudo que vinha na cabeça. Era muito empolgante assistir, as cores e tamanhos, às vezes, me pegava pensando como seria se eu estivesse lá... Tanto que logo saía cantarolando e pulando de um lado para o outro, de forma totalmente descontrolada.
Já a profissão que eu mais gostava era ser juíza. Colocava uma túnica, pegava um martelo, e coitado de quem aparecia pela frente! Era logo condenado. Meus avós riam muito de mim, pois era inocente e não sabia o quão é difícil essa profissão.
Mas agora cresci. Já grande, vem a frustração de saber que o mundo não é tão empolgante como imaginava; os desenhos são apenas desenhos, de longe podem ser considerados uma realidade! Já a carreira de direito ainda está nos meus planos, mesmo sabendo que é muito difícil alcançar esse sonho, e que o mundo tem suas barreiras.
Não posso sair correndo, cantarolando e muito menos condenando as pessoas, porque o mundo não é apenas diversão. Hoje, já tenho 16 anos e estou no 2º ano do Ensino Médio, tenho decisões a tomar, a infância ficou pra trás junto com todas aquelas brincadeiras.

Tainara Duarte da Silva, 2º ano "C"


Parabéns, Tainara, pela sua produção!
Aos outros alunos, convidamos que se inspirem nesse texto e em outros tantos para produzirem outras crônicas.
Quem sabe temos escritores natos em nossa escola!!!!

sábado, 13 de novembro de 2010

PRODUÇÃO DE TEXTOS

A disciplina de Redação que foi incorporada ao curriculo das escolas estaduais do Estado de Mato Grosso do Sul, neste ano de 2010, é um ótimo meio para se difundir a importância da leitura e da escrita.

Durante as aulas, o ideal é que o professor consiga aliar teoria sobre tipologia textual e prática de leitura e escrita. Isso porque sem a prática da leitura fica impossível que aconteça a prática da escrita.

De maneira modesta, é o que se tenta fazer nas aulas de Redação no turno noturno. Como a disciplina acontece uma aula por semana, geralmente trabalha-se a estrutura da tipologia textual em uma aula teórica com exposição das características gerais e leitura de textos clássicos, para então na outra semana trabalhar a produção dos alunos.

Foi assim que surgiram as três produções que seguem, no gênero Memórias Literárias.

Que você tenha uma boa leitura! Aproveite e inspire-se a escrever sobre suas memórias!!!!


Férias Inesquecíveis
Eu me lembro de que sempre nas férias eu passava na fazenda com meus pais. Era tão gostoso, tão calmo! Era um sossego só! Não tinha esse barulho, essa poluição da cidade.
Eu cuidava de todos os bichos: das galinhas, dos carneiros, das vacas. Era tão gostoso sair para procurar os ovos das angolas que elas botavam lá pelo mato.
Lá também tinha uma cachoeira, era linda! Eu ia lá todos os dias.
Tinha também um pomar. Tinha tanta variedade de frutas que dava até pra escolher.
Enfim, era muito bom! Pena que se acabou e deixou saudades!
Aluna: Monalisa Silva Martins
2º ano “B” – Noturno
Disciplina: Redação
Tipologia: Memórias Literárias



Fazenda Ipiranga

Quando se é criança tudo é festa. Me lembro de como era bom viver na fazenda Ipiranga... os animais, o rio e o açude.
Meu pai acordava de madrugada, ia na mangueira tirar leite e ele sempre me levava. Eu adorava ver os boizinhos.
Eu brincava muito com as minhas irmãs e o dia parecia passar tão rápido. Minha mãe fazia doce de leite e deixava-nos raspar a panela – essa era a parte que eu mais gostava do doce!
Esse ano fez trinta anos que meu pai trabalha lá. Ele diz que acha que nada mudou, mas na minha opinião mudou sim, e muito! Principalmente porque não estou mais lá!
Aluna: Eri Kelli L. Valhovera
2º ano “B” – Noturno
Disciplina: Redação
Tipologia: Memórias Literárias



A praça da minha infância

Eu me lembro bem, aos meus seis anos de idade eu e minha família mudamos para uma vila onde havia muitas casas, todas muito bonitas e a vila era cheia de crianças. Mas o que mais me chamou a atenção, e o que estava bem no meio da vila, ao lado da minha casa, era uma praça linda! Cheia de árvores, brinquedos e uma quadra de areia.
Em poucos dias, eu já conhecia todas aquelas crianças, e meus pais também tinham feito amizade com os vizinhos.
Eu ia para a praça todos dias e nas férias escolares passava o dia inteiro lá. Eu e as outras crianças brincávamos de pique-esconde, pega-pega, amarelinha, brincadeiras que já não são mais usadas pelas crianças hoje em dia.
Foi lá, naquela praça, em que eu passei boa parte, e a melhor parte, da minha vida. Pois foi lá, na praça de minha infância, que eu fiz amizades verdadeiras, conheci pessoas especiais, amigos e lembranças que não vou esquecer jamais.
Aluna: Ana Carla
2º ano “B” – Noturno
Disciplina: Redação
Tipologia: Memórias Literárias

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Apresentação na 4ª Mostra de Cultura das Escolas do MS

O vídeo que segue é resultado do projeto de dança desenvolvido na EE Cel Juvêncio pela professora Leydimary.
Os alunos apresentaram a coreografia na 4ª Mostra de Cultura das Escolas Estaduais do Estado de Mato Grosso do Sul.



foi uma experiência muito interessatne para os alunos e para professora.

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Produção Textual de Aluna com DA

Texto feito na minha disciplina de Redação durante as oficinas realizadas em preparação para a Olimpíada de Língua Portuguesa - Escrevendo o Futuro 2010, na escola Cel. Juvêncio.

"Para as Autoridades Estaduais, Federais e Municipais
Senhores governantes,
vou escrever algumas linhas sobre o descaso das pessoas deficientes DA e outras passam. Para começar é na escola o descaso para com eles, o ensino é péssimo. Na sociedade nem se fala, pro trabalho pior. Senhores governantes, mais uma vez vocês querem ganhar para governar o país mas nem sequer olham para o povo deficiente que precisa de atenção e não esmola. Eles precisam de estudo digno de trabalho para sobreviver dignamente.
Vocês precisam ajudar a cumprir a lei. Colocando intérpretes em todas as escolas onde tem surdos, é muito pouco o que ele pedem.
Este ano, vocês estão novamente pedindo voto para eleição e mais uma vez mentindo como sempre prometem mas não fazem nada pelos deficientes. E é assim que vocês querem melhorar o Brasil??? Pensem nisso, de gente incompetente o país já está cansado." (sic)

Aluna: Jackeline Dilkin Pires, 27 anos, 2º Ano do Ensino Médio turma "B", noturno. Texto transcrito pela mãe da aluna.

A proposta era produzir um artigo de opinião para a Olimpíada de Língua Portuguesa, na qual a escola e eu estamos inscritas, no entanto, a aluna conseguiu produzir este desabafo que merece atenção. Não deu pra enviá-lo, mas serve para nos conscientizarmos um pouco sobre essa parcela de nossos alunos que merecem, como todos os outros, vez e voz. É o que faço nesse momento.

Professora Nádia Scheeren, disciplina Redação